Nosso último encontro começou com um papo sobre o espetáculo "Sobre meninos, mendigos e Poetas" dirigido pelo nosso Professor de História da Arte Felipe de Menezes. Infelizmente não participei ativamente da discussão pois não encontrei o Teatro onde fora apresentada a peça e não cheguei a tempo de prestigiar o trabalho de um de nossos mestres. Adorei saber que a peça era um retrato dos acontecimentos e da história do Grupo Forfé e da Arte no Brasil. Pelo que os meus colegas de sala comentaram, não fui á uma excelente peça.
Após esta conversa, discutimos sobre as pesquisas da comédia Dell´Arte. Meu amigo Batatinha e eu falamos sobre o contexto histórico do gênero. Comentamos que não existem textos de comédia Dell´Arte pois não havia falas nem enredo, os atores simplesmente determinavam um objetivo para as cenas e improvisavam tudo. A Comédia Dell´Arte tratava de temas corriqueiros e recentes, e era uma arte de rua, para todos. Fomos apresentados também às máscaras da Comédia Dell´Arte. Roberto e Wagner pesquisaram as máscaras utilizadas pelos diversos tipos (não personagens) que compõem o gênero. As características são bem definidas e sempre mantidas para os tipos. Isabel e Fran nos contaram sobre a peça " Arlequim, servidor de dois amos" que trata da história de uma moça que tem seu irmão assassinado pelo homem que ama. Uma espécie de tragicomédia, onde o Arlequim tenta mediar as circunstâncias para poder ser pago duas vezes, e acaba envolvendo todos em problemas engraçados.
Por hoje é só... um resumo bem resumido do nosso último encontro.
EVOÉ
No comments:
Post a Comment