A relação das Aulas de História da Arte com as outras matérias do curso de teatro é, como eu gosto de chamar, direta e indiretamente boa.
Quando relacionada ao curso de expressão corporal, não vejo absolutamente nenhuma relação direta entre as competências. Acredito que a relação indireta, neste caso, seja apropriada. Sendo parte de nosso trabalho como atores analisar o passado de um personagem (daí a influência e importância do contexto histórico no trabalho do ator), encaixa-se na definição de "passado" o modo como o personagem se apresenta físicamente. Resumindo, o histórico do personagem define o que ele é no momento que a história é contada. Sua forma de se expressar físicamente também está dentro deste histórico.
Já na montagem da peça, as aulas de história da arte são diretamente ligadas ao processo de criação. Como já mencionei acima, é preciso que nós, atores, olhemos para o passado de quem pretendemos ser. Mas em nosso caminho de formação, temos que estar cientes não só do passado do personagem em sí, mas no passado deste novo mundo que estamos desbravando. Não podemos nos aprofundar em um texto sem saber quando começaram os textos daquele gênero teatral. Por mais que nos dediquemos á atuação, sempre sentiremos a falta do "como chegou este tipo de texto na minha mão?" ou "porque é que nesse gênero, espera-se isso da montagem, não aquilo?".
Se dedicar a apresentar um texto de Teatro sem saber a história do Teatro, é como ser órfão, constituir uma família e nunca se indagar de onde veio. Você criou algo do qual não se tem referências passadas. Uma tarefa que pode ser bem sucedida, mas que sempre carregará consigo um ponto de interrogação.
Tenho sentido que me interesso mais por teatro á medida que conheço mais a sua história. Identifico-me com os pais do teatro pois eles, assim como eu, um dia pararam e olharam pra dentro de sí mesmos á procura de algo que realmente os fizesse feliz. é assim que me sinto em relação ao teatro. Meu indicador de tudo isso é o fato de me trancar com um grupo de pessoas por incontaveis horas dentro de uma sala, fazendo a mesma atividade (interpretar uma história), nunca me cansar disso e parecer que nunca foi o suficiente. Os pais do teatro se deram ao trabalho de criar e racionalizar o que fazemos hoje, mas compatilhamos a mesma paixão.
Teatro sem história não seria nada.
EVOÉ
No comments:
Post a Comment