Saturday, October 1, 2011

Aula 3 - 20/08/2011

Hoje aprendemos sobre os Gêneros Literários, e a primeira coisa que eu acredito se importante para entender os gêneros é que NÃO EXISTE GÊNERO PURO. Todos uma hora fundem-se. Lembrem disso depois de ler o post! haha
Ok, os Gêneros Literários sugiram de uma necessidade basicamente humana: Classificar coisas. Classificar Gêneros Literários nos ajuda a entender, analisar e comparar textos escritos de uma mesma maneira; seguindo uma mesma norma ou formato.
Os Gêneros são divididos em três: LIRICO, ÉPICO e DRAMÁTICO.
Aqui vai uma breve explicação das características de cada gênero.

LÍRICO- Na sua forma, é composto de versos. Tem cunho subjetivo (aberto à interpretações), possui um eu-lírico poético onde não é claro quem é o narrador. Pode ser escrito na forma de canções, rimas, poesia, poemas, hinos, odes, cantigas e trovas.
ÉPICO- Narração em primeira e terceira pessoa (simples assim).
DRAMÁTICO- Basicamente tudo que se refere à peças de teatro (personagens, diálogo, rúbrica, ação, tempo definido, espaço definido), texto objetivo e se materializa em peças (cômica, trágica,tragicomédias, drama... etc).

E mais um dos enigmas do Professor Felipe foi lançado nesta aula: O que é o Teatro como literatura?
Resposta: O que é escrito! Tudo quanto é peça passada pro papel, é a literatura do Teatro.

Esta aula também foi marcada pela discussão de como as pessoas associam DRAMA com tristeza. Nos foi explicado que Drama pode ser relacionado à tristeza como sub-gênero literário, mas que tem o significado histórico de AÇÃO e o significado etimológico de TEATRO.

Aula cheia de conteúdo, me fez refletir muito sobre o quão complexa é a arte de representar. Atuar pura e simplesmente precisa do apoio da preparação literária. O ator necessita estudar.

EVOÉ

No comments:

Post a Comment