Começamos a aula com a pergunta: Oque é teatro? O teatro é composto pelo espaço (físico) e a representação (fenômeno artístico). Logo, o que é preciso para se ter teatro? O ator e o espaço!
Aprendemos hoje sobre o nascimento do teatro. O teatro nasceu da religião (do culto aos deuses). Já os Deuses, nascem do interesse, da curiosidade e do temor do homem. O homem criava divindades para explicar o que não era "lógico". Divino é algo que não vejo, não toco.
Achei interessante a colocação do nosso professor em dizer que: O homem cria Deus para atraí-lo a seu favor!
é interessante analisar como os Deuses eram parecidos com o homem grego, como tinham sentimentos e ações humanas. A criação de Deuses dessa maneira, ao meu ver, é uma forma do homem justificar as ações/sentimentos... se até o Deuses sentem e agem assim, porque não eu?
Aprendemos na aula de hoje alguns fatos interessantes também:
- Primeiro Ator da História do Teatro: TESPES. O mesmo, em estado embriagado, levanta-se e diz" Eu sou Dionísio".
- A palavra TRAGÉDIA, traduzida ao pé da letra significa "O canto do bode" pois TRAGOS = Bode em grego e ODE = Canto em grego. Tragoédia tornou-se Tragédia. ;)
-Segundo a mitologia grega, o vinho foi criado por BACO (ou Dionísio), que espremeu uvas dentro de um copo e bebeu o seu néctar.
- BACANTES eram as mulheres que seguiam BACO, e que faziam BACANAIS, que consistiam em embriagar-se de vinho e entrar em ÊXTASE.
Fatos interessantíssimos. A mitologia grega é cativante e impressiona o fato de tudo ter uma explicação mística. Mostra o quanto o homem grego era preocupado em entender a sí mesmo. Por mais que fantasiosas e primárias fossem as explicações mitológicas, elas moldaram a cultura ocidental. IMPRESSIONANTE!
EVOÉ
No comments:
Post a Comment