Começamos a aula deste sábado com mais um enígma do nosso mestre Felipe.
O que é o amor?
Prece fácil mas é difícil responder esta pergunta. Pra mim o amor é a força que te move para estar com alguém ou fazendo algo, é a força que te leva a encontrar prazer/satifação em coisas que só você entende.
Percebi que esta era a MINHA definição, e que para cada indivíduo na sala a definição era diferente. Logo, amor não é descritível, sabemos ou não se estamos sentindo. (conclusão pessoal)
No entanto, existe algo que nos atrapalha ïdentificar o amor... a paixão. As vezes achamos que amamos algo, mas só sentimos paixão por aquilo. Paixão passa rápido.
Esta pergunta, "O que é o Amor?", foi ao meu ver, um simples apelo do nosso dedicado formador. Uma forma de nos fazer refletir sobre o que realmente sentimos pelo teatro. Pois o amor nos move a fazer o que é bom e o que é ruim nas circunstâncias, sem perder o sentido. Em outras palavras, se amamos o teatro temos que estar dispostos á fazer tudo pelo teatro. Caso ainda não estejamos assim, então devemos repensar nosso sentimento.
Minha reflexão sobre o o Felipe nos disse é de que eu sinto que amo o Teatro, mas posso ainda estar só apaixonado. Adoro estar ali, fazendo, trabalhando, criando, e adoro filosofar sobre isto. Ao mesmo tempo, procuro a essência do que faço e tento me afastar do que é estético. Mas não sei qual o meu limite em relação a algumas coisas, como por exemplo a exposição dos atores do Teatro Oficina ou o desprendimento econômico que é quase que necessário num dado momento. Não sei se me conseguiria me expor daquela maneira (apesar do episódio da nudez haha), ou se conseguiria algum dia "desencanar" das minhas fontes de renda e me dedicar somente á arte...
Se o fato de ter limites me torna um "não amante" do teatro, então acredito que ainda não tenha encontrado o amor por esta atividade. Caso estes não sejam parâmetros, acredito amar o que faço.
Na aula de sábado fomos desafiados a nos questionar, a olharmos para dentro de nós mesmos... e olhar para dentro de sí é a forma que o homem grego encontrou para evoluir... vem funcionando á séculos. :]
EVOÉ
No comments:
Post a Comment