Saturday, October 8, 2011

Aula 7 - 17/09/2011

Nesta aula começamos a estudar a comédia. Fomos perguntados sobre o que nos fazia rir! Novamente... pergunta simples, resposta complexa (pensei). Para mim, coisas absurdas, extremas, humor ácido, rápido... é engraçado, mas para muitas pessoas não. E o que elas gostam, talvez não me faça rir... enfim, notei no ato de formular minha resposta que a pergunta era complexa por natureza!
Partimos então para a teoria da discussão. A comédia precisa de um plano teleológico (objetivo, intuito) para ser eficiente. Para causar o riso, é necessário o nexo causau, onde o expectador vai entender todo o contexto da circunstância para assim encontrar o humor nas ações dos personagens.
Uma "regra" imprescindível é que para que haja o elemento cômico, a PIEDADE não pode existir. Como o ser humano só ri do que é humano, se tivermos dó ou piedade dos envolvidos na comédia, o elemento cômico não estará mais presente.
Papo sério pra uma aula sobre comédia né?!
Outra coisa que achei interessantíssima foi o fato de que o homem, para promover o cômico, utiliza também a ANTROPOMORFIA (tranformação do que não é humano em humano). Encontramos esse tipo de humor em desenhos animados, por exemplo, onde animais, e coisas tomam vida, causando assim o efeito cômico no expectador.

EVOÉ.

No comments:

Post a Comment